Já é possível aprender Ucraniano com o Curso intensivo de Verão do Centro de Línguas, na Faculdade de Letras da ULisboa

Uma das novidades dos Cursos deste Verão é a entrada do Ucraniano na lista de línguas ensinadas no CLi. Em resultado do envolvimento que, também, o nosso país tem tido no apoio à Ucrânia, a procura pelos cursos de Ucraniano começou a fazer-se sentir no Centro de Línguas.ucraniano

Entendemos que o ensino de uma língua estrangeira é sempre um caminho para a abertura ao outro, mas estamos certos que no caso do Curso de Ucraniano é isso e muito mais e portanto o impacto será, provavelmente, muito maior do que imaginamos!

É por isso com determinação e muita vontade que abrimos inscrições para a 1ª edição do Curso de Ucraniano.
Se conhecem alguém que queira/precise de aprender Ucraniano, por favor partilhem!

Slava Ukraini! 

 

Curso Intensivo de Ucraniano

Datas: 4 a 29 de julho

Horário: segunda a sexta-feira| 18h30-21h30

Nº total de horas: 60 horas

Nível: A1.1

Regime: Presencial ou a distância (o aluno escolhe uma opção).

Propina: Público Geral – 450 euros; Estudantes – 390 euros

Inscrições aqui até 24 de junho

Ler mais...

O CLi está de parabéns pelos seus 15 anos!

O CLi está de parabéns! Há 15 anos abrimos as portas da Faculdade de Letras aos que em nós confiam para aprender uma língua estrangeira.

Ler mais...

Quase 300 livros angariados na campanha “Doar o poder das histórias”

A campanha de recolha de livros infantis que decorreu em abril e maio teve uma grande adesão e resultou num total de 298 livros recolhidos.284696809 5141630572540120 5047967088521477641 n

A recolha teve início no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril, e prolongou-se até 7 de maio.

Além da Biblioteca da Faculdade de Letras, que prontamente aceitou participar nesta iniciativa enquanto ponto de entrega dos livros, também o Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa se associou à campanha, recolhendo livros doados pelas famílias e funcionários da Instituição.

Entre os livros angariados, há muitos clássicos, livros cartonados para bebés, alguns educativos, histórias fantásticas e de aventura! Os livros serão agora entregues à Baby Shark, uma creche recentemente nascida em Lisboa frequentada por crianças refugiadas, vindas da Ucrânia e fundada por um grupo de mulheres Ucranianas também.

Esta campanha decorreu por iniciativa conjunta do Centro de Línguas (CLi-FLUL) e do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP).

Ler mais...

It takes two to... tandem!

A rede de parcerias TANDEM entre o CLi e Universidades Estrangeiras continua a crescer. Depois do Alemão, com a Universidade de Munique, e do Espanhol, com a Universidade de Zaragoza, chegou agora a vez de pôr em prática a língua Inglesa. E nada melhor do que fazê-lo com quem sabe: british people!

A convite da Universidade de Newcastle, Inglaterra, inauguramos este semestre mais um TANDEM que permitirá a alunos nativos de português e nativos de Inglês trocar conhecimentos, experiências e quem sabe fazer amigos!tandem uk redessociais

Este é um projeto entre o CLi-FLUL e o Language Resource Centre da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Newcastle.

Como tem sido habitual, esta parceria será estendida aos estudantes que estejam a frequentar unidades curriculares de Inglês na FLUL. Para os interessados em participar, deixamos um resumo do que podem esperar:

A quem se destina

A estudantes de Inglês do CLi ou de unidades curriculares de Inglês da FLUL, cujo nível se situe no mínimo em B1 e que queiram desenvolver a conversação neste idioma com falantes nativos, com idade e interesses que possam coincidir.

Duração

Este projeto terá a duração de 6 semanas entre 18 de abril e 27 de maio.

Estou interessado, o que devo fazer?

Para participar basta preencher este formulário até 11 de abril. Recordamos que o número total de pares de intercâmbio formados dependerá do número de inscrições recebidas de ambos os lados. Não sendo possível garantir a participação de todos, os pares serão formados por ordem de chegada das inscrições.

Já estou inscrito, e agora?

Uma vez recolhidas as inscrições, os coordenadores do programa formarão os pares de alunos tendo conta:
- o número de pedidos;
- a idade;
- o nível e interesses de cada um.
Depois, serão enviados estes dados referentes aos membros de cada par, bem como um “Conversation Starter Guide” em Português e Inglês, para começarem a trabalhar juntos na troca de idiomas. Aconselha-se que se contactem uma vez por semana, se possível, e a dividir o tempo entre os dois idiomas. Podem tirar dúvidas, desenvolver tarefas, comentar filmes, livros, temas da atualidade, ou simplesmente conversar.

Tenho que pagar?

Não, é gratuito! Só é preciso ter vontade, tempo e aceitar o compromisso!

Tandem linguístico é uma maneira informal de duas pessoas de línguas maternas diferentes praticarem uma língua que estão a aprender e, ao mesmo tempo, ensinar a língua que dominam e que é, regra geral, a sua língua materna. Tandem é também o nome dado a um velocípede com dois ou mais selins e outros tantos pares de pedais para ser montado e movido por duas ou mais pessoas.

QUERO PARTICIPAR >>

Praticar espanhol com um nativo? Sim, é possível, com o Tandem do CLi.

O CLi-FLUL acaba de estabelecer uma nova parceria com o Centro Universitario de Lenguas Modernas da Universidad de Zaragoza (CULM), para pôr em contacto direto alunos de português e de espanhol, através da realização de atividades TANDEM.

Ler mais...

Chegámos ao WhatsApp

O CLi-FLUL dispõe agora de um novo canal de comunicação com os seus clientes. O canal de mensagens WhatsApp foi a plataforma escolhida para agilizar contactos e responder a questões rápidas.

Ler mais...

CLi e Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique, parceiros em atividades linguísticas online

É com grande entusiasmo que apresentamos uma nova parceria entre o CLi-FLUL e o Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique (TUM).

Esta parceria permitirá aos estudantes do CLi e da Faculdade de Letras da ULisboa participar, gratuitamente, em duas atividades do Centro de Línguas da TUM, em conjunto com falantes nativos de Alemão e Espanhol; a saber:

Ler mais...

Halloween: Uma viagem às tradições mais sombrias do mundo

Sabiam que em Itália se cozinha o “Pão dos Mortos” para comer no cemitério no Dia de Todos os Santos, na companhia dos que já partiram? E que na Bélgica era em beterrabas, e não em abóboras, que se esculpiam caras? Ou que na Alemanha é costume comer sopa de abóbora no Halloween (sim, vamos partilhar uma receita!)?

O dia mais aterrador do ano está prestes a chegar e nós pedimos aos Professores do CLi que desenterrassem as suas recordações mais sombrias desta quadra que se celebra um pouco por todo o mundo, disfarçada de Halloween.

Do Canadá ao Japão, passando pela Bélgica, Itália, Alemanha, Inglaterra e França, sigam-nos nesta viagem por algumas das tradições e curiosidades mais intrigantes…UUuuuhhhhhh!!!!!

halloween

Ler mais...