COVID-19: Plano de contingência da FLUL e informações complementares

A Faculdade de Letras dispõe de um Plano de Contingência que visa informar a Comunidade Académica das medidas de contingência que devem ser conhecidas de todos os que frequentam a FLUL.

O CLi-FLUL e a ADFLUL, enquanto unidades de extensão à comunidade, obedecem às medidas delineadas no Plano de Contingência da FLUL.

I. Medidas de segurança

covid

1. Há três pontos de acesso à Faculdade: a porta principal, a porta poente do edifício principal e a entrada do Pavilhão Novo. Em cada um deles será obrigatório medir a temperatura e higienizar as mãos.
  1. Também à entrada e saída das salas de aula é recomendada a higienização das mãos, pelo que foram colocados dispensadores de desinfetante em locais estratégicos, como junto às salas de aula e serviços.
  1. A utilização de máscaras é obrigatória, de acordo com a legislação vigente. Nas aulas, os professores poderão substituir o uso de máscara por uma viseira, desde que respeitadas as distâncias de segurança conhecidas.
  1. Todos os serviços e salas de aulas são higienizados/desinfetados diária e regularmente, bem como todas as superfícies de uso comum (teclados, maçanetas e impressoras).
  1. As portas das salas devem manter-se abertas, de modo a evitar o toque e, ao mesmo tempo, permitir uma melhor circulação de ar nos espaços.
  1. As salas de aulas terão uma lotação de cerca de metade da sua lotação normal. Os alunos não poderão sentar-se em lugares contíguos e as janelas das salas estarão abertas sempre que o tempo o permita.
  1. A circulação efetua-se pela direita em todos os espaços da FLUL, conforme as indicações existentes nas diversas zonas do edifício.
  1. O atendimento, quer nos serviços da Faculdade, quer no CLi-FLUL, continua a fazer-se sobretudo a distância, via email ou por telefone, apenas. Poderá ser solicitada a marcação de atendimento presencial (por e-mail ou telefone). O pedido será colocado a aprovação e deverá contemplar estritamente situações em que o assunto não possa ser tratado por nenhuma das outras vias disponíveis.

II. Isolamento e dever de informação de casos suspeitos

1. Quando identificado um caso suspeito de contágio em sala de aula, cabe ao professor comunicar de imediato, por telefone, a pessoa designada responsável no CLi-FLUL ou a portaria, sempre que fora do horário de expediente. No caso do CLi-FLUL a pessoa responsável é a Mariana Andrade (+351 967 871 188).
  1. A pessoa responsável contactará, por sua vez, os responsáveis adequados da FLUL, (consoante se trate de um estudante, de um funcionário/colaborador externo, de um docente da FLUL ou utente da biblioteca) que acompanharão até à área de isolamento o potencial doente:
  • ESTUDANTES: Lília Aguardenteiro Pires (Núcleo de Apoio ao Estudante da Divisão de Serviços Académicos) - Telefone: +351 217 920 023 / Extensão: 11127 | Telemóvel: 919 967 648
  • FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES EXTERNOS: Maria José Clarinha (Divisão de Compras e Manutenção) - Telefone: +351 217 920 010 / Extensão: 11114 | Telemóvel: 924 138 401
  • DOCENTES  DA FLUL: Conceição Duarte (Núcleo de Secretariado da Divisão de Serviços Académicos) - Telefone: +351 217 920 045 / Extensão: 11390 | Telemóvel: 938 310 211
  • UTENTES DA BIBLIOTECA: Pedro Estácio (Divisão da Biblioteca) - Telefone: +351 217 920 008 / Extensão: 11200 | Telemóvel: 924 459 571
  • FORA DE HORAS DE EXPEDIENTE: ligar para a portaria 217920002; 217920003 ou uma das extensões 11005 ou 11006
  1. Foi definida uma área de isolamento na cave, junto às oficinas. (Ver mapa do local e indicação de caminho para a área de isolamento no Plano de Contingência da FLUL).
  1. Já na área de isolamento, o potencial doente (caso suspeito de COVID-19) contacta o SNS 24 (808 24 24 24). A pessoa em questão deve manter a máscara cirúrgica, se a sua condição clínica o permitir.
  1. Cabe ainda a toda a comunidade o dever de informar de casos suspeitos de COVID os responsáveis do CLi-FLUL, mesmo que a suspeita aconteça fora das instalações da Faculdade de Letras. Isto deve acontecer quando a pessoa tenha frequentado a Faculdade nos dias anteriores, de modo a serem tomadas as devidas precauções.

Relembramos que este documento complementa o Plano de Contingência da FLUL, pelo que se recomenda a sua leitura atenta.
Para mais esclarecimentos contactar a ADFLUL através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..