No encalço de S. Martinho, fomos conhecer as tradições de outros países

Sabiam que o Dia de São Martinho se festeja um pouco por toda a Europa? Não? Então acompanhem-nos nesta viagem, por algumas das tradições mais apetitosas e luminosas que por estes dias se vivem (ficámos com vontade de importar algumas!):   

banner smartinho

Ler mais...

Tandem com alunos de Munique novamente aberto a candidaturas

Está tudo a postos para mais uma edição do programa de tandem entre o CLi-FLUL e o Centro de Línguas da Universidade Técnica de Munique (TUM).

Esta parceria permitirá aos estudantes do CLi e da Faculdade de Letras da ULisboa participar, gratuitamente, em duas atividades do Centro de Línguas da TUM, em conjunto com falantes nativos de Alemão e Espanhol; a saber:

tumtandem

 

Cursos online de conversação bilingue

Português/Alemão (B1/B2)

  • Público-alvo: alunos de Alemão do CLi e da FLUL a frequentar o nível B1, B2  e superior
  • Vagas: 10
  • Horário: Quartas-feiras, 18:30-20:00, entre 2 de novembro e 8 de fevereiro, com interrupção para férias de Natal (23.12.22 - 06.01.2023).

Português/Espanhol (B1/B2)

  • Público-alvo: alunos de Espanhol do CLi e da FLUL a frequentar o nível B1 e B2.
  • Vagas: 5
  • Horário: Quartas-feiras, 18:30-20:00, entre 2 de novembro e 8 de fevereiro, com interrupção para férias de Natal (23.12.22 - 06.01.2023).

Programa TUMtandem:

Português/Alemão a partir do nível A2
Português/Espanhol a partir do nível A2

A aprendizagem em tandem é um método que permite a duas pessoas com línguas maternas diferentes aprender a língua da outra, de forma autónoma e colaborativa.

  • Público-alvo: alunos dos cursos de Alemão e Espanhol do CLi e da FLUL que frequentem cursos de todos os níveis a partir do nível A2.
  • Horário: flexível, a ser combinado com o parceiro de tandem, assim que a TUM encontre a pessoa ideal.

(Para mais informações sobre esta metodologia ver: TUMtandem - Language Center)

Os interessados em participar em quaisquer destas atividades devem candidatar-se, até 3 de novembro através deste formulário.

A frequência destes programas tandem não confere créditos. 

Qué tal un tandem con nuestros hermanos de Zaragoza?

Estão, novamente, abertas as inscrições para o programa de Tandem entre alunos de português do Centro Universitario de Lenguas Modernas da Universidad de Zaragoza (CULM) e de espanhol, da FLUL.tandem zaragoza22

O convite é do CLi-FLUL e resulta duma parceria com a Secção de Português do CULM para permitir aos estudantes de cada um dos centros, bem como aos estudantes que estejam a frequentar unidades curriculares de Espanhol da FLUL, participar em atividades TANDEM online, a começar já em novembro. Desta forma, estarão mais próximos entre si e mais perto de atingir os seus objetivos na aprendizagem de uma língua nova.

QUERO PARTICIPAR

A quem se destina

A estudantes de Espanhol do CLi ou de unidades curriculares de Espanhol da FLUL, cujo nível de Espanhol se situe entre o A2 e o B1 e que queiram desenvolver a conversação neste idioma com falantes nativos, com idade e interesses que possam coincidir.

Estou interessado, o que devo fazer?

Para participar basta preencher este formulário até 13 de novembro. Recordamos que o número total de pares de intercâmbio formados dependerá do número de inscrições recebidas de ambos os lados, não sendo possível garantir a participação de todos.

Já estou inscrito, e agora?

Uma vez recolhidas as inscrições, os coordenadores do programa formarão os pares de alunos tendo conta:
- o número de pedidos;
- a idade;
- o nível e interesses de cada um.
Depois, serão enviados estes dados referentes aos membros de cada par, bem como algumas instruções iniciais para começarem a trabalhar juntos na troca de idiomas. Aconselha-se que se contactem uma vez por semana, se possível, e a dividir o tempo entre os dois idiomas. Podem tirar dúvidas, desenvolver tarefas, comentar filmes, livros ou temas da atualidade, ou simplesmente conversar e trocar ideias e experiências, ganhando conhecimentos e amigos.

Tenho que pagar?

Não, é gratuito! Só é preciso ter vontade, tempo e aceitar o compromisso!

Coordenadores

  • (CLi-FLUL. Universidade de Lisboa)

A tandem for two, please!

Do you speak english?! Well, they do! Estão novamente abertas as inscrições para o programa (gratuito) de tandem com os nossos amigos da Universidade de Newcastle.tandem uk1sem

Esta parceria, que começou o ano passado, permitirá a alunos nativos de português e nativos de Inglês trocar conhecimentos, experiências e algum chit-chat!

Este é um projeto entre o CLi-FLUL e o Language Resource Centre da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Newcastle. Como tem sido habitual, a participação será estendida aos estudantes que estejam a frequentar unidades curriculares de Inglês na FLUL e o número de vagas é limitado: run!

A quem se destina

A estudantes de Inglês do CLi ou de unidades curriculares de Inglês da FLUL, cujo nível se situe no mínimo em B1 e que queiram desenvolver a conversação neste idioma com falantes nativos, com idade e interesses que possam coincidir.

Duração

Este projeto terá a duração de 6 semanas entre 24 de outubro e 23 de dezembro.

Estou interessado, o que devo fazer?

Para participar basta preencher este formulário até 17 de outubro. Recordamos que o número total de pares de intercâmbio formados dependerá do número de inscrições recebidas de ambos os lados. Não sendo possível garantir a participação de todos, os pares serão formados por ordem de chegada das inscrições.

Ler mais...

SORTEIO – Sai um curso de línguas para um early bird!

O CLi-FLUL vai sortear um curso totalmente grátis a um dos primeiros 100 inscritos num dos cursos de 1º semestre. As inscrições estão a decorrer desde 10 de agosto.

Para participar basta:earlybird

- Fazer a inscrição num curso de 1º semestre e habilitar-se, assim, a ganhar uma inscrição para os cursos de línguas (gerais ou específicos) para adultos ou crianças, do 2º semestre.

Os alunos que se inscrevam em mais do que um curso entram no concurso por cada inscrição que façam. Exemplo: um aluno que se inscreve em dois cursos, em 12º e 13º lugar nas 100 primeiras inscrições, entra duas vezes a concurso.

Prémio

Entende-se por inscrição o total da propina a pagar por qualquer curso, independentemente do número de horas, língua, especificidade do curso ou público a quem se destina.

O vencedor deste sorteio, poderá usufruir do curso em nome próprio ou oferecê-lo a alguém, desde que essa informação seja comunicada por escrito, no prazo destinado às inscrições de 2º semestre.

Sorteio:

O sorteio decorrerá após o início das aulas de 1º semestre (que será a 3 de outubro), em data a anunciar.

Ler mais...

Parcerias e Protocolos: uma rede em crescimento

O envolvimento do CLi-FLUL com a sociedade é essencial para o cumprimento da missão a que nos propomos.

Através de parcerias com empresas e instituições fora do mundo académico, queremos fazer chegar a mais pessoas os nossos cursos. É por isso que oferecemos aos parceiros do CLi-FLUL, entre outras vantagens, uma redução de 20% sobre o valor da propina para público geral, dos cursos regulares. Se gostaria que a sua empresa/instituição integrasse a nossa lista de parceiros, preencha o pedido de adesão.

Níveis A2 e B1 de Italiano e de Espanhol agora em 60 horas

Completar os níveis A2 e B1 de Espanhol e Italiano é agora mais rápido. A carga horária destes dois níveis, nestes idiomas foi reduzida e passa a completar-se em 60 horas de aulas cada, apenas.

Toda a estrutura do curso foi reformulada e, desta forma, é agora possível completar cada um destes níveis num semestre apenas ou num curso de verão. Mais informações sobre os níveis de cada língua estão disponíveis aqui.

Entrevistámos o aluno mais novo do CLi e aprendemos que se nunca é tarde para aprender línguas, cedo também não!

O aluno mais novo do CLi chama-se Martim e está a aprender japonês. É fluente em português e inglês, quer ser matemático e não gosta de sushi, afinal, como diz e bem, “uma pessoa pode gostar de uma língua, mas não gostar da comida da língua”. martim

Os cursos de verão do CLi-FLUL para crianças e jovens estão quase a terminar. Durante o mês de julho, trouxeram à Faculdade de Letras 24 crianças e jovens, entre os 10 e os 16 anos de idade, que vieram dar os primeiros passos numa língua estrangeira. Para muitos, é o primeiro contacto com a língua que estudam e, também, com a Universidade. É o caso do Martim Amaral, com quem fomos falar para ouvir, na primeira pessoa, que tal tem corrido esta nova experiência na sua vida.

Tem 10 anos, nasceu nos Estados Unidos da América e está há pouco tempo em Lisboa. Confessou-nos que nunca tinha entrado na Faculdade de Letras até este Curso de japonês e que veio porque queria aprender mais sobre a língua japonesa, pela qual se interessa, ainda que não saiba precisar desde quando.

Ler mais...