Dias Abertos em Letras

Os Dias Abertos virtuais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) realizam-se já a 5, 6 e 7 de Maio de 2021. Com 20 sessões virtuais programadas, os cursos de Licenciatura da FLUL vão estar em grande destaque.

Ao longo de três dias, a FLUL preparou uma sessão de apresentação da Faculdade, 17 sessões de apresentação dos cursos de Licenciatura (com a participação de Directores de curso e actuais alunos), uma mesa-redonda com estudantes FLUL para futuros alunos e uma sessão de apresentação de apoios para estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Ler mais...

Caminhos que Se Cruzam - Colóquio de Tradução Literária

Caminhos que Se Cruzam é o primeiro evento que abre um ciclo de conversas dirigido a todos os que se interessam pela tradução literária.

Será a tradução que põe o texto à prova ou o texto põe à prova a tradução? Pergunta ambígua e traiçoeira. Vamos falar com especialistas.

Os textos andam de mão em mão e ganham nova vida na leitura, na tradução, e na revisão.

Prosa, poesia, teatro e ensino são quatro das pedras basilares deste encontro... os caminhos cruzam-se.

Ler mais...

Dia Mundial da Poesia - Círculo Poético "Vozes da Floresta"

No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Poesia. 

Ler mais...

Tudo a postos para a semana da Língua Francesa!

De 15 a 19 de março 2021, o grupo de francês do DLGR organiza uma semana da língua francesa, com o apoio da Área de Ciências da Linguagem e da ADFLUL. A semana tem como tema ITINÉRANCES – LA NATURE ET L’HUMAIN e decorrerá a distância.

Ler mais...

Candidaturas Abertas - Professores 2º sem. 2020/21.

Está aberto o período de candidaturas para Professores que pretendam ensinar línguas estrangeiras no Centro de Línguas da FLUL (CLi-FLUL).

Procuramos professores que queiram integrar a nossa bolsa de formadores em algumas das línguas do CLi, nomeadamente: Alemão, Árabe, Coreano, Finlandês, Inglês, Japonês, Neerlandês e Sueco.

Ler mais...

COVID-19: Plano de contingência da FLUL e informações complementares

A Faculdade de Letras dispõe de um Plano de Contingência que visa informar a Comunidade Académica das medidas de contingência que devem ser conhecidas de todos os que frequentam a FLUL.

O CLi-FLUL e a ADFLUL, enquanto unidades de extensão à comunidade, obedecem às medidas delineadas no Plano de Contingência da FLUL.

Ler mais...

Aprender Sânscrito é agora mais fácil com o novo livro de Paulo Meira (entrevista)

Paulo Meira é o autor do livro “Alfabeto do Sânscrito: escrita e pronúncia” que pretende ensinar o bê-á-bá do Sânscrito de forma simples e prática. É doutorado pela Universidade de Tilak Maharashtra (Pune, Índia) em Sânscrito, língua que ensina aos alunos da Licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e também ao público geral, no Centro de Línguas da FLUL.

Nas palavras do autor, o sânscrito “é tão desconhecido em Portugal como antigo na Índia”, mas este livro promete facilitar muito a vida àqueles que pretendam iniciar o estudo desta interessante e misteriosa língua. Para sabermos um pouco mais sobre esta publicação, que contou o apoio e editação da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Unversidade de Lisboa (ADFLUL), decidimos entrevistar o seu autor.

Ler mais...

Cursos de verão a distância - últimas inscrições

 Aproxima-se um verão diferente do que conhecemos e no CLi-FLUL tentamos responder a esta nova realidade da forma que nos parece mais segura e confortável para os nossos alunos e professores. É por isso que a oferta de cursos para este verão se baseia em cursos totalmente a distância, mas comprometidos com o mesmo rigor, proximidade e qualidade de ensino dos cursos presenciais.

6 a 31 de julho (4 semanas) | 2ª a 6ª das 18h00 às 20h00
Curso de 60 horas
  • 40 horas de formação em grupo (10h/semana) acompanhadas pelo professor, através da plataforma Zoom
  • 20 horas de trabalho autónomo (5h/semana) de autoformação dirigida. Trabalho concebido, organizado e corrigido pelo professor, com recurso a materiais diversos (áudio, vídeo, exercícios…)

As aulas funcionam em grupos de 8 a 15 alunos.

A avaliação do curso será contínua e inclui também um momento de avaliação (teste/exame ou outro a designar pelo professor) no final do curso. O curso confere certificação de nível.

DESCARREGAR A FICHA DE INSCRIÇÃO >>

Ler mais...