Russo

O russo é uma língua eslava oriental com raízes no eslavo eclesiástico antigo, utilizado como língua litúrgica na Rússia medieval. É falado por cerca de 260 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais aproximadamente 150 milhões são falantes nativos. Além da Rússia, o russo é amplamente falado em países da antiga União Soviética, como Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Geórgia, entre outros, e é uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

O idioma foi influenciado por línguas como o grego, o francês e o alemão, especialmente durante os períodos de modernização da Rússia. A rica literatura russa, com autores como Dostoiévski, Tolstói e Tchékhov, contribuiu significativamente para o prestígio cultural do idioma.

Porquê aprender russo?

Acesso a uma rica herança cultural: Aprender russo permite explorar diretamente uma das tradições literárias mais importantes do mundo, além de música, cinema e arte que influenciaram o pensamento global.

Oportunidades profissionais: O domínio do russo pode abrir portas para negócios, turismo, tradução e diplomacia em uma vasta área da Eurásia.

Perspetivas acadêmicas e científicas: O russo é uma língua importante em diversas disciplinas científicas e áreas como história, política e estudos interculturais.

Próximos cursos

2º semestre 24/25

17 de fevereiro a 17 de junho

Candidaturas a decorrer até 26 de janeiro

Estes cursos têm a duração de  60 horas e as aulas funcionam em regime presencial ou a distância, em grupos com um número mínimo de 8 alunos e máximo de 15.

A idade mínima para frequentar este curso é de 17 anos.

É possível optar por uma de duas modalidades:

Regime Presencial

Sábados – 9h00 / 13h00

Regime a Distância

2a e 4a – 18h30 / 20h30

No momento da candidatura os alunos deverão indicar se existe um regime da sua preferência.

Os cursos de línguas que decorrem de forma presencial têm lugar na Faculdade de Letras da ULisboa, sendo o curso a distância lecionado através do Zoom (ou plataforma similar).

A abertura de turmas depende sempre dum número mínimo de 8 alunos por turma.

Todos os níveis estão disponíveis em todos os horários.

O número de horas letivas correspondente a cada nível depende da língua, pelo que o CLi-FLUL subdivide de forma diferenciada esses níveis genéricos, como se explicita a seguir:

  • Nível inicial
    • A1.1 – 60h
    • A1.2 – 60h
  • Nível elementar
    • A2.1 – 60h
    • A2.2 – 60h
  • Nível Intermédio
    • B1.1 – 60h
    • B1.2 – 60h
  • Nível Pós-intermédio
    • B2.1 – 60h
    • B2.2 – 60h
  • Nível Avançado
    • C1.1 – 60h
    • C1.2 – 60h
  • Nível Proficiente
    • C2.1 – 60h
    • C2.2 – 60h

4 a 6 de fevereiro

Os testes de nivelamento são aplicados aos candidatos que já estudaram a língua, mas não possuem um certificado ou não foram alunos do CLi-FLUL no último período letivo.

Para realizar a prova basta selecionar esta opção no formulário de inscrição, quando lhe for pedido que indique o nível em que se pretende inscrever.

A prova é composta por uma componente escrita, realizada na nossa plataforma de testes, e uma componente oral, realizada via Zoom com um Professor.

O teste é gratuito e está disponível nos seguintes idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

Estudantes – 390 €

Público Geral – 450 €

No momento da inscrição é necessário o pagamento de 50% do curso. Durante a primeira semana de aulas, deverá ser feito o restante pagamento.

Dados para pagamento

Os pagamentos devem ser feitos por transferência bancária para a conta da ADFLUL (Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da ULisboa):

IBAN: PT 50 0035 0824 0000 7647 2305 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL
Banco: Caixa Geral de Depósitos

Apenas os alunos que tenham obtido avaliação positiva obterão certificado. Aos restantes poderá ser emitida uma declaração de participação/frequência, mediante solicitação junto da Secretaria do CLi-FLUL.

Os certificados de conclusão do curso serão enviados por correio postal para a morada indicada na ficha de inscrição, aproximadamente um mês após o final das aulas.

Do certificado constam a assinatura do Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Presidente da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o selo branco da FLUL.

Os cursos gerais e específicos do CLi-FLUL não conferem ECTS.

Quero fazer o curso!

As inscrições para os cursos do CLi-FLUL são feitas exclusivamente online, através do portal de candidaturas

Para formalizar a sua candidatura, siga as instruções do Manual de candidatura

As candidaturas estão a decorrer até 26 de janeiro

Que documentos são necessários para a inscrição?

Para que a inscrição seja válida, o formulário de inscrição tem de ser submetido online, no prazo estabelecido para tal e acompanhado de:

  • Fotografia tipo passe;
  • Comprovativo de pagamento de 50% da propina do curso;
  • Comprovativo de estudante (caso se aplique);
  • Certificado de conclusão de nível anterior ao que se candidata (caso se aplique)-

Cancelamentos

A abertura de uma turma depende de um mínimo de 8 inscrições. Se este número não for atingido, o CLi-FLUL pode cancelar o curso, devolvendo, nesse caso, o valor integral pago no ato da inscrição.

Desistências

Caso o estudante desista de frequentar o curso em que se inscreveu – qualquer que seja a sua razão – e desde que o comunique por qualquer meio escrito até 5 dias antes do início das aulas, será reembolsado de 50% do valor de inscrição.

Transferência de curso

A transferência de inscrição para outro período de curso só será admissível se for solicitada dentro do mesmo prazo, retendo-se 50% do valor de inscrição e só poderá ser feita para um curso do mesmo ano letivo.

Esgotado o prazo mencionado no número anterior, o valor de inscrição será sempre retido. No entanto, se o estudante pagou o valor total da propina quando ainda não era exigível, este valor será devolvido.

Devoluções

As devoluções são sempre realizadas por transferência bancária e poderão demorar entre 2 a 5 semanas.

O que esperar em cada nível?

Os cursos de línguas estrangeiras propostos têm como base a escala de competências definida pelo Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) para as línguas, que estabelece perfis genéricos (de A1 – utilizador elementar – a C2 – utilizador proficiente).